Na sexta-feira, 20 de outubro, a cidade de Porto Seguro (BA) recebeu a visita de importantes figuras políticas e autoridades do governo estadual, que anunciaram com grande entusiasmo a chegada de dois novos voos da Gol Linhas Aéreas a partir de 15 de dezembro de 2023. A origem escolhida é Buenos Aires, na Argentina. No entanto, uma investigação mais aprofundada revela uma verdade diferente por trás dessa notícia, que alega uma conquista imediata do governo estadual.
Desde de outubro de 2022, o Trade Turístico de Porto Seguro com a secretaria municipal já vinham negociando junto a cia aérea a retomada dos voos da Argentina, sendo que houve uma ação promocional em maio de 2023 nas cidades de Mendonça, Buenos Aires, Rosário, e Córdoba, para fortalecer os novos voos ofertados, já com a prospecção e garantia dos voo, sendo lançado em agosto desse ano e divulgado massivamente na FIT (feira internacional de turismo), inclusive com a participação ativa de hoteleiros.
Vale destacar que em outubro, o estande de Porto Seguro na Abav Rio recebeu a visita de representantes importantes da Gol Linhas Aéreas, trazendo novidades impactantes para o destino.
Para o Trade turístico de Porto Seguro, este é um reflexo direto do esforço contínuo de divulgação e promoção do destino. “O potencial de Porto Seguro é inegável e estamos presentes nos mais importantes eventos de turismo do Brasil e do mundo. Portanto, a Argentina, como um importante polo emissor para o destino, com os novos voos, conseguiremos engrandecer ainda mais o nosso turismo.”
Nesse contexto, a hotelaria e os receptivos da região investiram consideravelmente na promoção dos novos voos da Gol. Além desses, mais dois voos serão adicionados a partir de 3 de abril de 2024, operados pela Aerolíneas. Vale a pena ressaltar que essas conquistas foram alcançadas graças ao trabalho conjunto de empresários do turismo, o apoio da Secretaria de Turismo e do Conselho de Turismo, colocando Porto Seguro no topo como um dos destinos mais vendidos e procurados no nordeste e o terceiro mais procurado no país, de acordo com a plataforma Omnibees, até janeiro de 2014.
Portanto, a alegação de participação ativa do governo estadual e dos deputados presentes no evento são contestadas pelos envolvidos, que consideram essa tentativa de “pegar carona” nas conquistas do setor turístico uma falta de respeito. A verdade por trás das novas rotas aéreas revela o empenho dos empresários e do município de Porto Seguro em fortalecer o turismo na região, enquanto o governo estadual e uma deputada tenta se apropriar de conquistas que não foram resultado de seus esforços. A ação conjunta entre o setor privado e as lideranças locais é o verdadeiro motor do sucesso turístico de Porto Seguro.
FONTE/CRÉDITOS: Vinicius Brandão – Pres. do CDL Porto Seguro