No final da tarde desta segunda-feira, 8, moradores e turistas registraram imagens em vídeo da maré alta (sizígia) que alcançou níveis elevadíssimos, chegando ao ponto de alcançar o embarque das balsas e ultrapassar o cais em frente à passarela do álcool.
Apesar do espanto, a pesquisadora Even Diandra Aguiar, oceanógrafa, esclareceu sobre o fenômeno. “É normal”, ressaltou. Ela explicou que, às vezes, a ocorrência está relacionada às fases lunares, como é o caso desta segunda-feira, que coincide com a lua nova.
“A maré de sizígia ocorre na lua nova e na lua cheia”, detalhou Even. “Sizígia é o pico mais alto que a maré alta pode chegar e o pico mais baixo que a maré baixa pode chegar”, A pesquisadora ressalta que esse é um processo 100% natural, cíclico e recorrente. “Quando soma isso com tempo ruim, chuva, ventos ou outras condições atmosféricas adversas, o resultado pode parecer ainda mais extremo”.
Os serviços de travessia marítima das balsas não foram afetados. “Nossa prioridade é sempre a segurança do passageiro e tripulação. Nossos colaboradores têm vasta experiência com as mais variadas marés e as embarcações passam por manutenção periódica e permanente, o que garante a segurança no embarque e trajeto”, explicou Bruno Andreis, diretor da Travessia.
Porto Seguro Noticias