Veja que surpresa inesperada: na manhã desta terça-feira, 18, uma baleia jubarte se aproximou bem pertinho de uma embarcação com turistas. Segundo o guia de turismo e biólogo, Marcelo Arcanjo (Cobra), assim que chegou perto, os motores foram desligados para não a ferir. “Jamais chegamos perto de uma baleia, mas nesse caso, foi ela que veio até nós”, explicou Marcelo, acrescentando que nunca tinha vivenciado essa experiência de uma baleia vir se esfregar no barco para se limpar.
O mamífero, além de esbanjar seu carisma e exuberância, veio se coçar. Isso mesmo. Havia muita alga grudada em seu corpo, que com certeza, estava incomodando!
Essa situação é atípica. As embarcações que fazem esse passeio são orientadas a manterem a distância de 150 metros de baleias adultas e 200 metros dos filhotes, bem como, fazer o percurso pela lateral.
Segundo a pasta municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac), o período para avistamento de baleias segue até o mês de novembro no litoral de Porto Seguro.
Elas escolhem as águas quentes do Extremo Sul da Bahia para o nascimento dos seus filhotes. É importante destacar que muitas delas podem ser feridas por instrumentos de pescas ou ficar encalhadas em bolsões de areia.
Caso aviste algum mamífero marinho em situação assim, entre em contado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Disque Denúncia: 73 3012-8554, pelo WhatsApp 73 99824-6948 e acione o Instituto Baleia Jubarte, pelo tel: 73 988021874.
ATENÇÃO ÀS DICAS:
1) Entre em contato imediatamente com algum órgão ambiental ou a polícia informando sobre o animal, o ideal é tirar uma foto e enviar;
2) Isolar a área (ou não tocar) para proteger o animal e as pessoas de alguma zoonose;
3) Proteger o animal do sol com lençol molhado até a equipe de resgate chegar no local.