Titular no meio de campo do Bahia na estreia do Brasileirão 2023 contra o Braantino, Cauly é o primeiro jogador de Porto Seguro a atuar na Série A do futebol brasileiro. Essa façanha é resultado de seu talento, muito sacrifício e dedicação. Com o apoio da família e de vários incentivadores, desde quando deu o primeiro chute, aos 3 anos, na Escolinha do Bach.
17 anos após deixar Porto Seguro para ir morar com a mãe na Alemanha, Cauly foi contratado em fevereiro pelo “Bahia City”. De acordo com o site Transfer Markt, o negócio girou em torno de 2,3 milhões de Euros junto ao Ludogorets da Bulgária, onde foi cinco vezes campeão.
Cauly firmou contrato com o campeão baiano até 31/12/2026. Mas, mesmo antes de começar o Brasileirão, já desperta interesse de outros grandes do futebol brasileiro. Meia ofensivo, ambidestro, em 10 jogos pelo Bahia fez 4 gols e deu uma assistência. Maduro, aos 27 anos, tem tudo para ser o craque revelação desse ano.
Tá na história
Filho do músico Nito Dantas e de Carla Oliveira (Cacau), Cauly nasceu em Porto Seguro e foi para a Alemanha, aos 10 anos, morar com a mãe. Ao embarcar o menino para a Europa, o pai fez um pedido: que Cauly continuasse em alguma escola de futebol.
E assim foi feito. Na Alemanha, Cauly foi descoberto pelo Colônia, onde foi campeão nacional sub-19, em 2014. Três anos depois, o craque já tinha seu passe avaliado em 400 mil Euros. Mesmo assim, em 2019 se transferiu, a custo zero, para o SC Paderborn, que disputou a Bundesliga naquele ano.
Mas só ficou seis meses. O Ludogorets, da Bulgária, o levou pagando cerca de 600 mil Euros. Em três anos, ganhou cinco títulos: três do campeonato nacional e dois da Super Copa do país. Foi também o primeiro filho de Porto Seguro a disputar uma Champions League. Até retornar à terra natal esse ano.
Com seu talento, Cauly ocupa hoje o 7º lugar entre os jogadores mais valiosos na Bahia. Em seus planos para o futuro breve, está a implantação de um projeto social, na cidade onde nasceu, para incentivar a prática do futebol e da cidadania.