Foram mais de dois anos fechada para uma grande reforma, que incluiu demolir grande parte da antiga estrutura e dar início a um novo projeto, mas agora parece que falta pouco para a reabertura do Barramares.
A expectativa é que a barraca de praia seja reaberta nos próximos dias, se possível ainda no feriado da Páscoa.
Para se adequar ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Justiça Federal, Ministério Público, órgãos ambientais, entre outros, foi preciso diminuir a área construída, preservar o rio, o mangue e recuperar a restinga. A estrutura do palco e grande parte da construção em concreto foram ao chão, dando espaço a uma bela paisagem que valoriza a vegetação e o meio ambiente.
E quem conheceu os tempos gloriosos do Barramares, que já chegou a receber 11 mil pessoas em um Réveillon, que realizava uma das melhores festas da cidade toda quarta-feira à noite e que agitava as praias durante o dia com dançarinos e atrações, vai perceber a grande diferença no espaço.
Com uma nova entrada, é preciso atravessar uma pontezinha de madeira para chegar à praia, que já conta com novo restaurante, banheiros, bar, cozinha, depósito, além das mesas, cadeiras e guarda-sóis que serão instalados.
Porto Seguro é uma das poucas cidades do Brasil, onde houve acordo para manutenção de barracas de praia em áreas da União, já que são um grande atrativo turístico e garantem emprego para milhares de pessoas.
Atualmente, na Praia de Mucugê, em Arraial d’Ajuda, barracas estão fechadas por determinação da Justiça para readequação.