No último sábado, 23 de setembro, a cidade de Porto Seguro celebrou mais uma vitória no mundo dos esportes aquáticos, graças à talentosa atleta e instrutora de canoa havaiana/polinésia, Ana Paula Santiago (Pp). A competição, realizada na Marina da Penha, em Salvador, marcou a terceira etapa do Circuito Baiano de Va’a – Costa a Costa Bahia.
Representando a equipe OC 6 do @cppfortekamikaze, da Praia do Forte, Ana Paula brilhou na categoria estreante e garantiu o segundo lugar, trazendo uma medalha de prata para Porto Seguro. A conquista não apenas encheu de orgulho a cidade, mas também evidenciou o crescente destaque da canoa havaiana no cenário esportivo nacional.
Ana Paula Santiago não é apenas uma atleta exemplar, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento desse esporte em Porto Seguro. Como responsável por uma das bases da escola de canoa polinésia/havaiana, a CPP Extreme, localizada no Ramada Hotel praia, ela tem dedicado tempo e esforço para treinar a próxima geração de remadores.
Além da base no Ramada Hotel praia, Ana Paula também supervisiona outras duas bases em Arraial D’Ajuda, mostrando seu compromisso em expandir os horizontes da canoa havaiana na região.
Próximo Desafio
Ana Paula já escolheu o seu proximo desafio, será o circuito brasileiro sprint, agendado para o início de outubro, em Brasília. Um bom desempenho garantirá a sua participação no Mundial de 2024, que terá lugar no berço da canoa havaiana: o Havaí.
A vitória de Ana Paula Santiago é mais do que um feito individual; é um reflexo do empenho e dedicação que tem sido investido na promoção da canoa havaiana em Porto Seguro. Com talento e determinação, ela continua a ser um exemplo inspirador para atletas locais e uma fonte de inspiração para o desenvolvimento do esporte na região.
Nota
- OC (outrigger canoe) – termo havaiano para denominar canoa
- VA’A – termo usado na Polinésia para canoa