A festa oficial do São João em Porto Seguro teve muito forró, mas também sertanejo, arrocha e sofrência. E terminou com um show de última hora de Amado Batista, que arrastou uma multidão para a Passarela do Álcool, rebatizada de Passarela da Cultura.
A abertura, na noite de quinta-feira, 22/06, teve apresentações da dupla Diego e Victor Hugo; do “cantor beijoqueiro” Thullio Milionário; além de Edinho Caraíva; Quadrilha Balão de Ouro; Trio Clandestino e Gui de Paula.
Em Vera Cruz teve o forró pé-de-serra de Edinho Caraíva, Tainá Meoli e Sapatilha 37. Já no Arraial d’Ajuda, se apresentaram Roger San, Ginho Couto e Dande Maisk, enquanto em Trancoso teve Trio Cangaço Novo, Lenio Ribeiro e Edinho Caraíva. Em Nova Caraíva, o balanço foi ao som de Walef e convidados, além da banda Sabor de Hortelã.
Na sexta-feira, 23/06, a grande atração foi Naiara Azevedo, que cantou seus grandes sucessos. A noite ainda teve o forró de Marcos Val e as músicas estouradas do Bonde da Bregadeira e Davi Swingado. Em Vera Cruz, teve Abel Nascimento, Bonde da Bregadeira e Jacqueline Morais. E no Circuito Forró do Bosque, Trio Alternativo, Trio Marajó e Kesia Souza.
Noite de São João
Previsto para fazer o show principal na noite de São João, 24/06, o cantor Jonas Esticado não conseguiu chegar a Porto Seguro devido a um problema no avião. A prefeitura então buscou reforço com a contratação de Amado Batista, que tinha apresentação marcada em Eunápolis.
A repercussão nas redes sociais foi grande após a divulgação da notícia já no início da noite. Apesar do atraso na programação, uma multidão lotou a Passarela para acompanhar e cantar junto, até altas horas, com Amado Batista – que se consagrou como um dos artistas de maior vendagem da história da música brasileira.
Na Passarela, animaram o público as pratas da casa André Lima & Rafael, Paulinho Alcântara e Leno Bahia. No Circuito Vera Cruz a galera curtiu Lucas Rodrigues e Jheremias Barbosa; e em Trancoso Larissa Rodigues, Ruan Guimarães e Karine Ramos. Atrações locais também se apresentaram no Arraial d´Ajuda, Trancoso, Caraíva, Vale Verde, Pindorama e Agrovila.
Estrutura
A estrutura montada na Passarela teve palco de 400 m², telão de LED, sonorização; iluminação com efeitos especiais, banheiros e um barracão coberto de 1.200 m². Nos acessos, a Guarda Municipal fez um pente fino, com revista pessoal e detectores de metais, enquanto a Polícia Militar teve realizou o trabalho de segurança preventivo e ostensivo. E câmeras de reconhecimento facial foram instaladas no circuito.
Também estavam presentes a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. A secretaria de Saúde contava com duas ambulâncias, da Prefeitura e do SAMU, e plantão de atendentes, enfermeiros e um médico. Além da realização de diversos testes rápidos.
A prefeitura disponibilizou também o projeto Capite, com serviço de creche para 56 crianças, entre 1 a 12 anos de idade, filhos dos 84 barraqueiros e 110 ambulantes que trabalharam no evento, além de plantão do Conselho Tutelar está de plantão, com nove conselheiros e motoristas.
Repercussão
O São João de Porto Seguro foi realizado pela prefeitura com a mobilização de todas as secretarias municipais, apoio do governo estadual e parceria com a Ambev. De acordo com o prefeito Jânio Natal “o nosso São João gera empregos e renda, fortalece a cultura nordestina e impulsiona o turismo no período da baixa temporada”.
“O São João de Porto Seguro tem sido um grande sucesso, reunindo famílias, amigos, turistas e moradores em todos os cantos da cidade. Pensamos em um evento que agradasse a todos, mas mantivesse as tradições e a cultura da principal festa do Nordeste”, disse o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.
De acordo com o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Alexandre Souza, o evento transcorreu sem qualquer ocorrência policial significativa. “Seguimos o planejamento estabelecido e os resultados foram positivos, como esperado”.
Acompanhe a galeria de fotos.